quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Anestésicos Locais e o Hipertireoidismo



Contra-indicamos o uso de anestésicos locais em pacientes com Hipertireoidismo? A resposta é sim. Não por conta do sal anestésico e sim pelo Vasoconstrictor. Uma das contra indicações absolutas da utilização dos vasoconstrictores são os pacientes com esse tipo de patologia. Lembrando que esses pacientes que apresentam tal condição não poderá receber o vasoconstrictor apenas se estiver descompensado( taxa de hormônio estiver muito alta, caso contrário, tratamos como um paciente normal).

Hipertireoidismo é uma doença da glândula tireóide, que se caracteriza pela hiperfunção da glândula tiróide com consequente tirotoxicose. Tirotoxicose é o resultado clinico, fisiológico e bioquímico resultante do excesso de hormônios tireóideos: tetraiodotironina ou tiroxina(T4), triiodotironina (T3) ou ambos. Geralmente os doentes com hipertiroidismo têm tirotoxicose mas o contrário nem sempre se verifica. O hormônio da tireóide é importante a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano.
Em excesso, ele tanto estimula em excesso o metabolismo quanto exacerba os efeitos do sistema nervoso simpático, causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobredose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardiaperda de pesonervosismo e tremores.
As principais causas do hipertireoidismo são a doença de Graves, a autonomia da tireóide e um aumento de hormônios tireoidianos como consequência de medicamentos.
Em casos extremos de uma crise de superfunção ameaçadora da vida fala-se de uma "crise tireotóxica" (sinônimo para tireotoxicose). O contrário do hipertireoidismo, a falta de hormônios tireoidianos, é conhecido como hipotireoidismo.
Portanto, o hipertireoidismo não controlado não é apenas uma contra indicação absoluta ao uso de soluções com vasoconstrictores adrenérgicos, mas ao próprio tratamento odontológico, devido ao estresse assocido a esse tipo de situação. Nos pacientes com a doença controlada o uso de 2 tubetes de anestésico com injeção lenta é recomendado, podendo ser utilizado epinefrina ou felipressina como vasoconstrictor.
Referencia:

Contraindications to vasoconstrictors in dentistry: Part II. Hyperthyroidism, diabetes, sulfite sensitivity, cortico-dependent asthma, and pheochromocytoma.

Nenhum comentário: