quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estética do Sorriso

Simetria
Os pares de dentes anteriores devem ser simétricos, em uma vista frontal. Isto é, o incisivo central superior direito deve ser do mesmo tamanho do incisivo central superior esquerdo, e assim respectivamente, para os incisivos laterais e caninos. Além disso, devem estar posicionados simetricamente; com a linha média da face coincidindo com a linha média dentária. Quanto mais próximo da linha média, mais crítica se torna,
esteticamente, essa referência. No entanto, não se deve superestimar a coincidência dessas linhas. As linhas médias facial e dentária coincidem em 70% das pessoas; as linhas médias superior e inferior não coincidem em quase três quartos da população. Embora o objetivo de todo tratamento estético seja o posicionamento correto da linha média superior, nem sempre o desvio dessa referência é bem percebido por profissionais e pessoas leigas. O importante é que nos casos em que não é possível coincidir a linha média facial com a dentária, a linha entre os incisivos centrais superiores fique paralela à linha média facial. A inclinação da linha de junção entre os incisivos centrais é mais perceptível que o desvio das linhas médias.
As caixas do DRED servirão para dar a noção desimetria. Como cada dente será representado por
sua respectiva caixa, maus posicionamentos e desproporções de tamanho serão facilmente identificados.
O ideal será sempre que as caixas do lado direito (incisivos lateral, central e canino direito) sejam um espelho das caixas do lado esquerdo.(fig.02).




Eixos dentários
As inclinações e angulações dos dentes anteriores correspondem aos eixos dentários. Embora existam
muitas medidas-padrão para esses eixos, cada tratamento deve obedecer ao padrão morfológico e estético
do paciente. Uma informação importante é que os dentes anteriores, assim como os posteriores, apresentam uma angulação positiva do eixo vestibular da coroa clínica. Isto é, a porção oclusal do eixo vestibular se posiciona mesialmente à porção gengival. Além disso, as angulações devem aumentar a partir dos incisivos centrais superiores para os caninos superiores. O contrário ocorre com as inclinações, onde a partir dos incisivos centrais superiores, elas diminuem em direção aos caninos(Fig. 3).



Peersen da Câmara, C. A. L. Estética em Ortodontia: Diagramas de Referências. Estéticas Dentárias (DRED) e Faciais (DREF). R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 11, n. 6, p. 130-156, nov./dez. 2006

Nenhum comentário: